quarta-feira, 7 de agosto de 2013

RioterSocrates fala sobre sistema de ligas

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Riot Socrates, um designer de sistemas da Riot, tem aparecido nos fóruns para compartilhar suas descobertas sobre o sistema de ligas, agora que estamos nos aproximando do final da primeira temporada desde que foi implementado. 
Ele cobre os prós e contras do sistema de ligas contra o sistema MMR / ELO, bem como sobre o que a Riot espera corrigir na 4 ª temporada.


"Hey Summoners,

Queria abordar algumas dessas preocupações. Agora que estamos na reta final da temporada, podemos compartilhar alguns dados com vocês sobre como o sistema de ligas mudou o ranking desde que foi lançado. Mês para mês a participação das Rankeds aumentou 2x sobre os mesmos períodos do ano passado, enquanto as taxas de dodge caíram para cerca da metade. O número de casos de abandono / afks nestes jogos também ficou bem abaixo da média das outras filas. Em outras palavras, o número de novos jogadores em Rankeds e os jogadores já existentes que participam dos jogos Rankeds é maior do que nunca e a qualidade dos jogos melhorou. Em última análise, acho que essa é a melhor medida de quão bem sucedido o sistema de ligas pode ser, mas é por uma questão de olhar para isto contra o antigo sistema de MMR, podemos olhar para os prós e contras de cada um:

Sistema de ligas:

• Todos os jogadores têm metas, uma vez que eles estão em uma liga e têm oportunidades freqüentes para se subir à medida que progridem.
• Todos os jogadores são divididos em ligas menores tipicamente incluindo alguns de seus amigos fazendo sua progressão parecer mais significativa.
• Os jogadores são punidos por dodge de uma forma que faz mais sentido. Novamente, isto reduziu drasticamente as taxas de dodge.
• Séries promocionais criam picos emocionais que tornam a experiência geral mais divertida e gratificante para participar.
• O sistema protege os jogadores, que quando uma vez alcançam um tier, não podem cair de volta.
• Perder, por enquanto, ainda não é uma grande experiência em geral.


De que forma o sistema é pior?
• Atualmente os jogadores não podem cair, que faz com que alguns jogadores cheguem ao seu objetivo de tier e parem de jogar esforçadamente.
• Como o MMR não mais tão ligado com as ligas, o matchmaking faz coisas engraçadas o que faz os jogares pensarem que é injusto, quando não é o caso.
• Para equilibrar seu MMR, pode acontecer de você ganhar 0 pontos, o que é bem desagradável.


MMR

De que forma o MMR é melhor?


• MMR dá uma representação muito precisa da sua posição global, em determinado momento, e isso é fácil de observar, pois você está sempre sendo pareado contra os oponentes corretos, ou seja, com o mesmo nível que o seu.


• O sistema é muito fluido e os jogadores não têm tanta folga como no Sistema de Ligas tendo que continuar jogando esforçadamente uma vez que já chegaram ao seu limite.


De que forma é MMR pior?


• Não há mecanismo para punir adequadamente dodge. Especificamente, se você tentar diminuir o MMR de um jogador quando ele der dodge, você está marcando-os como um jogador pior, mas isso não é verdade.
• Você está em um ranking muito grande de jogadores sem significado real da posição (classificação 120.503 é menos significativa do que uma posição 10 em Capitães da Malzahar)
• O sistema em si não estabelece metas para os jogadores e você nunca tem a sensação de que você fez algo de especial, que seria "vencer sua melhor de 5", ou ajudar alguém a vence-la.
• Os jogadores são mais forçados a jogar no final da temporada, pois a quantidade de jogadores querendo subir aumenta muito no final da Season.
• Perder é muito ruim e você nunca está protegido contra uma série de derrotas.

Em geral, quando pesamos estes dois sistemas uns contra os outros, o sistema de ligas é melhor para os jogadores. Que, como dito, não é perfeito e existem algumas áreas que queremos melhorar.



O que queremos melhorar?


• De longe o maior problema que queremos resolver é o caso em que os jogadores não podem sair de um nível, uma vez que já obtiveram  É muito provável que na próxima temporada vamos permitir que os jogadorescaiam de uma divisão se eles estão em 0LP e muito abaixo do limiar MMR para o nível que estão.
Isto deve resolver alguns problemas, como o problema que acontece quando os jogadores atingirem seu tier alvo, e o problema onde os jogadores ganham pouco LP depois de estar com 0 por um longo período de tempo.
• O problema onde os jogadores recebem 0 LP em alguns casos, quando se encontram a 99LP nós gostaríamos de corrigir apenas instituindo um ganho mínimo de um LP em vez de exigir que o jogador esteja acima da MMR necessária para entrar no certo para a próxima temporada.

Ele continua:
"Não é um sistema perfeito, mas é um sistema superior."


via:Pwn3ed

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